quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vereadora participará do 17o Congresso Nacional do PPS


A vereadora Renata Bueno participará do 17o Congresso Nacional do PPS, que será realizado nos dias 9, 10 e 11. Na ocasião, terá o lançamento de candidato próprio a presidente da República nas eleições de 2014. O assunto será um dos principais temas do congresso, que reunirá 328 delegados de todo o país no hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo (programação abaixo). 

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), afirma que o lançamento de um candidato próprio pode atrair uma grande parcela da sociedade que não está satisfeita com a polarização política entre PT e PSDB. “Isso poderia dar até numa via alternativa ao que está aí colocado: Dilma versus Aécio. Quem sabe uma via alternativa, de esquerda e com respeito ao meio ambiente?”, sugere Freire, que no último ano conseguiu atrair para o PPS várias lideranças políticas que saíram do PV junto com a ex-senadora Marina Silva. 


Se o Congresso aprovar a candidatura própria, será a quarta vez que o PPS entrará na disputa pela presidência da República. Em 1989, ainda pelo PCB, o partido disputou o Planalto com Roberto Freire. Já em 1998 e 2002 lançou Ciro Gomes. Em todas as oportunidades a legenda cresceu após a disputa. A proposta de candidatura própria já foi aprovada em diversos congressos estaduais, que são as instâncias preparatórias para o evento nacional. 


Nova direção, programa e convidados 


O 17o  Congresso Nacional do PPS também vai eleger a nova direção da sigla, definir seu novo programa, reformar o estatuto da legenda e aprovar várias teses partidárias para os próximos anos. O evento também vai homenagear diversos dirigentes e militantes do partido, entre eles alguns falecidos no último ano, como o ex-presidente da Repúlbica Itamar Franco.

Lideranças políticas de outras legendas e de partidos do exterior também participarão do congresso. Na abertura, que acontece na noite do dia 9 de dezembro, já estão confirmadas a presença do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB); do atual governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB); do líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira; do líder do DEM, deputado ACM Neto; do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ); do ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e do secretário da Comissão de Relações Exteriores do parlamento mexicano e conselheiro nacional de política exterior do Partido da Revolução Democrática (PRD) do México, deputado Cuauhtémoc Sandoval Ramírez.  


PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (09/12/2011)


16 horas - CREDENCIAMENTO

20 horas - ABERTURA SOLENE
- documentário, convidados, homenagens

SÁBADO (10/12/2011)


- PLENÁRIO


09 horas – Abertura dos debates sobre o Documento Congressual

13 horas – ALMOÇO
14 horas – continuação dos debates e apresentação de moções
17 horas – Discussão e  aprovação da proposta de alteração do Estatuto 
18 horas - Redação final do Documento do XVII Congresso (Carta de São Paulo)

DOMINGO (11/12/2011)


- PLENÁRIO

09 horas - Relatórios dos Grupos de Trabalho (Teses)

10 horas - Eleição do Diretório Nacional
12 horas - ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário