quarta-feira, 14 de setembro de 2011

FAP lança série Brasil e Itália com o filósofo Gramsci

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP/PR), com sua diretora geral vereadora Renata Bueno, lançou e debateu ontem, 13, no Sesc Paço da Liberdade, o livro Gramsci no Seu Tempo. Publicado em parceria com a editora Contraponto, a obra inaugura a série Brasil e Itália e fica à venda na livraria do Paço.
Na cerimônia de lançamento, o autor e professor Alberto Aggio ressaltou a importância de apresentar a Curitiba essa coletânea de textos atualíssimos. “Havia uma esquerda brasileira que viveu muito influenciada pela esquerda italiana, notadamente gramsciana, que tinha na democracia uma temática central”, explica. Anterior ao lançamento, a obra foi exposta e debatida pelo autor Alberto Aggio e pelo cientista político Giacomo Rossi.
            Aggio retratou a obra como um “esforço de refletir sobre as condições que a democracia possibilita para a transformação social”. O filósofo italiano Antonio Gramsci pensa a democracia num plano onde a cultura política democrática passa a ser central à mudança da sociedade. Segundo o autor, “o pensamento [de Gramsci] dele é  importante pois, surpreendentemente, no mundo comunista vem um pensar de interpretação complexa e contemporânea sobre o papel da democracia nas transformações históricas”. E a obra retrata bem essa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário